{EM}GOMA

{EM}GOMA: Dos pés à cabeça, os quintais que sou – Capulanas Cia de Arte Negra. Vários autores.



Procurei palavras para dar conta das emoções, mas fui inteiramente inundada por todos os signos utilizados neste livro. E num rodopio no tempo me lembrei da infância, a minha e a de tantas outras crianças da minha rua, do convívio no quintal da casa que nasci. Lembranças boas e amargas também, mas principalmente boas. {Em} Goma é o resgate da gente feito pelas Capulanas, Companhia de arte negra, composta por jovens interessadas e envolvidas nos movimentos artísticos–políticos da cidade de São Paulo.
Ao romper barreira palco-público as encenações nos quintais das periferias da capital paulista, o lugar da dramaturgia se desloca da distância espacial palco-plateia para uma total familiarização e comunhão do corpo que encena para os outros corpos que: “No quintal todos se tornam iguais. O público passa a ser um convidado do dono da casa, recebe e dá, ao mesmo tempo, conhecimento. Não assiste. Vivencia.(Capulanas, pag.15).”



O livro trás registros relatos, prosa poética, poesias, fotos, ilustrações (desenho) e em anexo vem um DVD que documenta o trabalho realizado ao longo de um ano de ensaios, apresentações,diálogos e entrevistas com Raquel Trindade e Salloma Sallomão. Na ficha técnica é classificado como: teatro negro; dramaturgia e identidade; culturas negras e diáspora negra. É mais que isto é a ancestralidade negra falando nos quintais da periferia de São Paulo, através do (e no) corpo, da (na) alma e da (na)mente desaguando, ora com delicadeza, ora como um vendaval que movimenta uma torrente emotiva em nós.
Os autores de {Em}Goma são: Adriana Paixão, Alânia Cerqueira, Allan Rosa, Ana de Souza, Carla Lopes, Cassimano, Débora Marçal, Elizandra Souza, Guma, Flávia rosa, Julio Marcaren Naranjo, Karla Passos, Lucrécia Paco, Manoel Trindade, Pricila Preta Raquel (Kambina) Trindade, Salloma Sallomão Jovino da Silva, Zinho Trindade. Um livro inquietante, visceral e verdadeiro no qual várias linguagens se fundem naturalmente e deságua um rio negro de emoções e sabedoria da cultura e vivência afrobrasileira. Um trabalho para ser indicado nas escolas cumprindo com dignidade e sabedoria a lei 10639.


Nenhum comentário:

Postar um comentário