InCorPoros - O erotismo negro, Eros ou Exu: Uma reflexão prazerosa.

InCorPoros - O erotismo negro, Eros ou Exu: Uma reflexão prazerosa.


Erotizar a fala poética não é só nos utilizarmos da simbologia consagrada ao deus Eros, que é grego, cujo nome suscitou a palavra erotismos. É bom lembrar que outros deuses mitológicos das várias culturas da humanidade também têm o simbolismo de explicar o exercício das ações humanas relativos ao “erotismo”, e infelizmente seus nomes ou denominações não foram utilizadas como raiz, sufixos ou prefixos para alguma palavra que representasse esta atitude. Erotizar para nós poeta/escritoras/escritores negros, é dar vazão a representatividade cultural do corpo que está inscrita nos mitos e lendas sobre os Orixás, são transmitidas, de forma oral nos terreiros de candomblés e umbandas. Permanecendo vivos na nossa cultura coletiva, apesar do sincretismo religioso impor uma falsa moralidade suprimindo todo o caráter de sensualidade e de erotismo das histórias.
Quando leio os poemas e textos dos escritoras/escritores negros, principalmente aquelas/aqueles que afirmam estar fazendo uma literatura negra, isto é, ligadas as tradições culturais e vivenciais da população afrobrasileira, afrodiaspórica e africanas, sou levada a imaginar que os símbolos utilizados têm influência deste lugar de criação escolhido. Assim sou instigada, não só como leitora, a entender e penetrar neste universo, que pode ser para muitos, desconhecido, negado ou marginalizado. A maioria dos simbolismos utilizados para exemplificar ou nominar as ações humanas advêm principalmente das culturas greco-romana ou judaico cristã.
Torna-se importante, para uma leitura e análise atenta, levar em conta a mitologia dos Orixás, principalmente num país que se orgulha de ser uma mistura cultural e racial. O erótico é Eros na palavra, mas se tratando de nossos corpos negros o InCorPoros trás outras noções e leituras possíveis. Um mergulho na mitologia dos Orixás poderá nos transmitir outras noções, outros parâmetro, outras idéias que fazem parte das culturas africanas transplantadas para o Brasil. São outros entendimentos com relação ao corpo, o prazer, e o sexo certamente divergentes das impostas aos africanos escravizados e/ou colonizados e conseqüentemente aos seus descendentes.
A riqueza de detalhes das histórias mitológicas que envolvem os Orixás, como por exemplo, Oxalá e Nanã, Ogum e Iansã, Xangô e Oxum, Iemanjá e Oxossi, entre outros, ressaltam conflitos, lutas pelo poder além das relações prazerosas e sensuais que, aliás, são os componentes dos mitos e lendas de todas as culturas. A respeito do símbolo do prazer do sexo Exu seria a representação máxima se nos basearmos na sua representação em alguns terreiros de Candomblés onde é simbolizado com um bastão em forma de pênis, chamado de ogô. E na forma feminina é chamado de Bombogira ou Pombagira e o símbolo é uma vagina esculpida numa cabaça, ou forjada em ferro (simbologia que está ficando cada vez mais rara).
Os escritoras e escritores negros a partir do toque das pontas dos dedos no teclado, ou empunhando a caneta (que por sinal tem forma fálica), se apossam e re-apossam dos significados dos próprios corpos. Deixando que as palavras traduzam o gozo de ser e escorra para o papel, ou para a tela do computador, o mel da nossa melanina íntima e sentir os poros se abrindo através do ato de criar. É necessário adentrar nesta zona erógena da literatura negra e fazer a ponte que nos conecta, segundo Audre Lorde “as expressões físicas, emocionais e psíquicas do que há de mais profundo e forte e farto dentro de cada um de nós e compartilhar: as paixões do amor, em seus mais fundos significados.” Enfim, empoderados dos nossos corpos negros resignificá-los e exercitar o prazer solitário da escrita para que as palavras possam abraçar e gozar com todos os leitores que se abrirem ao contato sem pudor ou falso moralismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário